Páginas

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Senta que la vem História.

"Seigni Johan, bobo da corte de Felipe VI da França, era um incrível Bufão. Certa vez, em Paris, um mendigo sentou-se em frente ao balcão de uma casa de assados e pôs-se a comer a única coisa que tinha - um pedaço de pão velho. O dono da casa quis saber por que ele estava sentado ali. "É que a fumaça dos seus assados faz o meu pão parecer mais apetitoso", explicou-lhe o mendigo. Para quê! O outro, um homem muito rude, começou a gritar que não era obrigado a sustentar vagabundos com o delicioso aroma da sua comida, e que o mendigo teria que pagar pelo cheiro de seus assados!
A gritaria atraiu muita gente e armou-se a maior confusão. Bem nessa hora, Seigni Johan estava passando por ali e conseguiu apartar a briga. Todos os presentes concordaram então que o bufão fosse o juiz desse impasse. Ele ouviu a versão dos dois, pensou um pouco e com a maior calma pediu ao mendigo algumas moedas. As pessoas ficaram muito curiosas. Fez-se um grande silêncio...Seigni Johan pegou as moedas e as fez tilintar sobre o balcão: tilim, tilim, tilim, tilim, tilim...
Aí baixou o seu gorro com orelhas de burro, sacudiu majestosamente o cetro-cachoalho e tossiu três vezes, como se pedisse ainda mais silêncio. Só então proferiu bem alto a sentença: "Pronto! Já está pago. O som das moedas paga o cheiro  dos assados."

Trecho extraído do livro "O livro do Palhaço" de Cláudio Thebas.

Um comentário: